switch industrial
|

Switch industrial: o que é, quais tipos existem e como funciona

Um switch industrial é o tipo de componente que toda empresa que trabalha com um alto volume de dados precisa ter em seu sistema. Enfim, veja quais são os principais detalhes sobre esse equipamento, bem como, as suas diferenças para os modelos comerciais.

O que é um switch industrial?

Um switch industrial trata-se de um componente para redes industriais que visa centralizar a comunicação de equipamentos diversos em ambientes com muitas exigências e desafios.

O material é projetado para dar conta de situações de alta demanda para atender quem gera e quem recebe a transmissão. Em síntese, ele é diferente, bem como, superior aos modelos de switch que se usa em casa e escritórios, uma vez que são mais resistentes.

Quais são os benefícios do switch industrial?

O switch industrial se destaca por ser muito mais durável que os modelos convencionais que se usam em casas e escritórios, além de ser:

  • resistente a altas temperaturas, ao passo que suporta o frio e calor extremo;
  • suportar choque e vibração de máquinas pesadas em operação;
  • tem blindagem contra interferência elétrica de máquinas industriais;
  • resistente à poeira, sujeira, bem como, a umidade do ambiente industrial.

O componente, em geral, tem um corpo mais robusto, o que explica a sua resistência. Desse modo, o switch que se usa na indústria tem uma utilidade confiável para diversos tipos de setores, como energia, automação e manufatura, por exemplo.

Recursos avançados

Esse tipo de switch também se destaca por oferecer vários recursos que o tornam confiável no seu uso de rede. Por exemplo, o componente conta com fontes duplas de alimentação para garantir que tudo funcione, mesmo com a falha ou a falta de energia.

Há ainda o suporte para protocolo de comunicação na indústria, ao passo que isso é vital para que a interação seja eficiente nos dispositivos, como:

  • Ethernet/IP;
  • Modbus TCP;
  • PROFINET.

O switch também permite que você faça a sua configuração de forma remota. Ou seja, é possível monitorar, bem como, resolver vários tipos de problemas de rede sem que precise estar em contato com o componente físico.

Como funciona um switch industrial?

Um switch industrial funciona como um componente de rede central, ou seja, gerencia dados de comunicação dos dispositivos conectados em suas portas. Ao passo que ele recebe as informações e envia para o seu destino.

Isso, no entanto, requer um alto nível de exigência, uma vez que o aparelho deve ser capaz de aprender o endereço MAC de cada conexão. Em suma, a ideia é analisar tal endereço final de cada pacote de dados para que o switch os encaminhe para a porta certa.

Comutação 

O switch cria uma tabela de comutação interna com base no aprendizado do endereço MAC que coletou de cada dispositivo em suas portas. Em síntese, ela mapeia tal endereço e, quando um pacote de dados chega, o componente consulta a tabela e define seu destino.

Comunicação Full Duplex

A comunicação Full Duplex é um recurso que muitos modelos industriais modernos contém. Em resumo, isso permite que o switch envie e receba dados de forma simultânea em cada porta, o que o torna bem mais eficiente.

Para resumir, o componente funciona de maneira similar ao que se usa em casa, no entanto, é mais robusto e tem mais recursos. Desse modo, isso faz com que seja o tipo ideal para utilizar na indústria.

Quais são os tipos de switch industrial?

No geral, um switch industrial se classifica em vários tipos, ao passo que os gerenciáveis e não gerenciáveis são os principais modelos. Além disso, também vale citar outras variantes que você irá encontrar, como:

  • Power over Ethernet (PoE), ideal para câmeras de segurança e sensores;
  • Gigabit e 10 Gigabit, que suportam um alto volume de transferência de dados;
  • Modulares, os quais são mais flexíveis na configuração das portas.

Vale lembrar que a escolha de um switch para a indústria vai depender das exigências de cada ambiente, uma vez que há a indicação ideal. Ou seja, avaliar o tipo de local em que o seu uso terá emprego.

Não gerenciáveis

Os modelos de switch não gerenciáveis se destacam por serem os mais simples, ao passo que são fáceis de instalar e possuem custo mais baixo. Do mesmo modo, é o tipo ideal para redes pequenas em que há poucas exigências de gerenciamento e funções básicas.

Você irá encontrar o componente nas versões de 5 portas, bem como, o switch industrial 8 portas, os quais são os mais comuns. Além disso, também existem aqueles com 12, 24 e até mesmo 48 portas, que permitem um número maior de conexões no aparelho.

Gerenciáveis

Os modelos de switch gerenciáveis são uma evolução dos tipos que você leu no tópico anterior, pois se destacam por serem mais flexíveis. Em suma, nessa classe há as mesmas bases de funções, no entanto, permitem configurar, gerenciar e monitorar a rede.

Eles têm como prioridade o tráfego de dados que são mais críticos, a fim de fazer com que os aplicativos tenham um maior desempenho. Além disso, esse tipo de switch suporta atualizações de firmware para corrigir bugs e erros, bem como, adicionar recursos novos.

Qual é a diferença do switch industrial para o comercial?

O switch industrial é para o tipo de ambiente que requer um alto nível de exigência de um componente de dados. Ao passo que ele deve suportar temperaturas super elevadas, bem como, interferência elétrica, poeira, umidade e uma série de outros problemas externos.

Já o modelo comercial tem como alvo casas e escritórios, uma vez que não há tantos riscos de sofrer com elementos externos. Do mesmo modo, é o tipo de switch mais básico, uma vez que sua instalação é simples, possui preço baixo e funções modestas, ideal para:

  • computador;
  • impressora.

Qual é a importância do uso de um switch industrial?

Um switch industrial é vital para que um sistema de rede funcione bem, uma vez que a sua conexão é mais confiável, resistente e robusta. Além disso, esse tipo de componente é um material 24/7, ao passo que atua de forma contínua e evita perda de dados.

Sem contar que possui recursos que o ajudam a gerir melhor toda a sua rede, mesmo em situações de alto nível de exigência. Por fim, eles enviam sinais de uma forma mais rápida, bem como, em volumes maiores em comparação com o switch comercial.

Posts Similares