CLP de segurança: o que é, para que serve e as vantagens
Um CLP de segurança é vital para o uso de máquinas, a fim de garantir a proteção delas, bem como, de quem as opera. Então, veja neste artigo o que é esse tipo de sistema, para que ele serve e quais são os seus principais tipos.
O que é um CLP de segurança?
Um CLP de segurança é a sigla para “Controlador Lógico Programável de Segurança”, que é um dispositivo que gerencia máquinas industriais sob uma proteção rigorosa.
Esse tipo de aparelho funciona com hardware e software cuja função é dar orientação para as operações e equipamentos na linha de produção. Ou seja, é a partir deles que se define as ações específicas em um processo, visto que, na segurança, ele atua para operar em:
- condições extremas de temperatura;
- onde há um alto nível de umidade;
- ambientes de muita poeira ou com ar seco.
Um controlador lógico programável de segurança funciona de forma similar aos modelos de CLP tradicionais. No entanto, ele possui vários tipos de recursos extras que o tornam único para atender as demandas rigorosas para proteger os equipamentos industriais.
Há a presença de softwares e hardwares que atuam de maneira constante, a fim de identificar falhas, erros e qualquer problema. Desse modo, permite que o sistema entre em ação para reduzir o tempo de parada de uma máquina, além de ser fácil de programar.
O que compõe esse sistema?
Esse tipo de sistema de segurança tem como composição um CPU, que é responsável por verificar o CLP de forma regular. A princípio, é a partir dele que será possível evitar falhas e erros, bem como, executar as funções lógicas de automação.
Há ainda a memória ROM, que armazena os dados da CPU de maneira permanente, já a RAM guarda vários tipos de informações internas, como:
- dos aparelhos de entrada e saída;
- contadores;
- valores de temporizador.
Também existe a sua fonte de alimentação, ao passo que, de modo geral, a sua tensão é de 24 V. Além disso, o componente regula as tensões para níveis ideais de uso do CLP. Por fim, há os periféricos, que fazem a comunicação e os dispositivos de programação.
Para que serve um CLP de segurança?
Um CLP de segurança serve para dar uma maior proteção para os operadores, bem como, para as máquinas industriais com as quais eles trabalham. Em suma, é como se fosse o cérebro do sistema de segurança ao:
- monitorar e controlar as mais diversas funções críticas;
- prevenir e evitar acidentes;
- garantir a conformidade com as normas de segurança em máquinas.
Isso mostra que a sua aplicação é diversa, ao passo que depende de vários fatores que a empresa deve considerar na hora da escolha. Ou seja, conforme o tipo de uso específico que um CLP terá.
É vital também considerar o nível de risco da máquina, a fim de definir o modelo de controlador lógico ideal para a segurança do equipamento. Do mesmo modo, ter em mente quais são as suas funções e o orçamento.
O ideal é consultar um profissional da área que entenda bem do assunto para auxiliar na escolha do seu CLP. Além disso, fazer todo o processo de instalação, bem como a programação para garantir a máxima proteção das máquinas e seus operadores.
Análise de dados e acionamento dos atuadores
O uso desse tipo de CLP também faz a análise de dados que coleta dos seus sensores em tempo real e toma decisões rápidas. Em suma, é a partir de tais informações que o sistema irá responder, ao passo que terá as orientações corretas.
Por meio dos comandos do dispositivo é que os atuadores irão funcionar, como válvulas, freios e contadores, para executar ações de segurança. A princípio, isso pode ser uma parada de emergência, limite de velocidade, bem como o bloqueio de acesso a uma função.
Quais são os principais tipos de CLP de segurança?
Há diversos tipos de CLP de segurança, uma vez que eles começaram na indústria de automóveis, mas se adaptaram para outras áreas, sendo classificados pela:
- funcionalidade;
- arquitetura;
- certificações;
- nível de segurança.
Entender cada uma dessas classes permite uma maior compreensão sobre o que os controladores programáveis são, bem como, as suas capacidades.
Funcionalidade
Os CLP da categoria de funcionalidade possuem modelos básicos para uma aplicação de menor risco e também os avançados, para as de maior perigo. Do mesmo modo, há os que contém funções dos modelos tradicionais com recursos de segurança.
Arquitetura
Nos de classe de arquitetura, há o modelo monobloco, cujos componentes estão em uma única unidade, que é mais compacta, o que facilita sua instalação. Contudo, há também o tipo modular, que adiciona módulos de I/O, comunicação e funções de acordo com o uso.
Certificações
Os modelos podem vir com algumas certificações que dizem para qual tipo de uso eles são ideais, como a IP 61508, que é internacional. Além disso, há a norma europeia EN ISO 13849 para a segurança de máquinas.
Nível de segurança
As de nível de segurança se destacam pelo grau, ao passo que vai de 1 até 4. Em síntese, 1 é de risco baixo, 2 é risco médio, 3 para alto e 4 para risco máximo de falhas e erros.
Quais são as vantagens de um CLP de segurança?
Os modelos de CLP de segurança dão uma maior proteção para as máquinas e operadores. Do mesmo modo que os ajuda a ter um ganho maior de produtividade ao reduzir o tempo de parada de um equipamento.
Isso mostra que a empresa que tem esse tipo de sistema se importa com seus funcionários, bem como os bens, o que melhora sua imagem. Contudo, o uso das CLP é fácil, assim como a sua manutenção.
Qual é a importância do CLP de segurança?
O uso de uma CLP de segurança aumenta o nível de proteção tanto para as máquinas nas empresas quanto para quem as opera. Dessa forma, permite que a equipe de uma empresa trabalhe de forma mais tranquila e tenha um ganho maior em seu desempenho.
Também ajuda a manter todos os seus equipamentos em conformidade com as normas. Uma vez que não só irá evitar multas e sanções, como vai permitir que a firma fique em dia com a lei.