Sistema Andon Produção: o que é e como usar essa ferramenta na indústria?
Usar o sistema de alerta Andon na sua empresa pode ser a solução que falta para otimizar os processos da linha de produção. O que irá resultar em uma equipe mais produtiva, eficaz e promete impactar na qualidade final dos produtos, então, conheça essa ferramenta.
O que é o sistema Andon de Produção?
Andon, ou sistema de alerta, nada mais é do que uma ferramenta de gestão visual que sinaliza erros e falhas na linha de produção. Em outras palavras, ele usa sinais de luz que funcionam como um aviso quando há algum tipo de problema no processo de produção.
O seu nome é de origem japonesa e significa “Lâmpada” ou “Lanterna”, o que explica a sua função na indústria. A princípio, ele surgiu com a Toyota, em 1940, quando o seu fundador, Sakichi Toyoda, o desenvolveu e aplicou em sua fábrica.
A ideia era fazer com que isso fosse uma ferramenta de auxílio para os operadores, a fim de que eles identificassem erros e os solucionassem. Em suma, o sistema se baseia no conceito de que quem está perto do processo de produção é mais hábil a resolvê-lo.
Também se alinha à filosofia de Kaizen, cujo foco é na melhoria contínua. Desse modo, incentiva que cada colaborador atue de forma ativa na busca por soluções que ajudem a otimizar os problemas do dia a dia.
Como funciona esse sistema de alerta?
Esse sistema de alerta, na prática, funciona por meio de sinais visuais, ou seja, luzes, painéis e lanternas, além de avisos sonoros. A princípio, o objetivo é, de fato, alertar sobre erros, falhas e qualquer tipo de variação anormal no processo de produção, por exemplo:
- a máquina parar de funcionar;
- problema de qualidade;
- acúmulo de peças.
O sistema comunica de forma imediata o relato, ao passo que o operador ativa o Andon para que a equipe de manutenção atue instantaneamente. Em síntese, os dados que ele coleta são úteis na iniciativa de identificar as causas.
Isso é vital não só para resolver o problema na linha de produção, mas também adotar medidas de prevenção, a fim de evitar novos erros. Desse modo, permite a melhoria contínua do operador, bem como, a segurança em máquinas.
Para que serve o Andon?
O Andon, de modo geral, serve para identificar erros e falhas em um processo e interrompê-lo para que haja os devidos reparos. Desse modo, é possível fazer os ajustes, a fim de otimizar as etapas da operação que irão resultar em um produto final.
Ele faz uso de recursos visuais, como luzes, lanternas e painéis, para alertar que há algo de errado com um determinado processo. Do mesmo modo, também utiliza sinais sonoros para aumentar o grau de urgência.
Os exemplos práticos de uso
Esse sistema possui uma luz padrão de alerta na cor vermelha, ao passo que acende quando o operador relata algum problema e o aciona. A princípio, há um cordão para puxar que o funcionário usa para interromper toda a linha de produção e chamar o supervisor.
O seu painel é eletrônico e contém todos os dados sobre o status da fábrica, bem como, problemas que foram identificados e suas medidas. Do mesmo modo que conta com um software que monitora tudo em tempo real.
Quais são as vantagens de usar o sistema Andon?
O Andon, sistema de alerta, traz uma série de vantagens para a sua linha de produção, como a melhoria na qualidade dos seus produtos. Em suma, a ferramenta atua para reduzir defeitos que podem ocorrer no processo de fabricação e, assim, otimizar o resultado e:
- reduzir o número de produtos que podem apresentar defeitos;
- evitar o retrabalho, o que economiza tempo e recursos.
Ao ser capaz de comunicar uma falha de forma imediata, o sistema é uma peça vital no que diz respeito à consistência. Ou seja, o produto final da linha de produção será de maior qualidade, uma vez que não haverá erros no processo.
Por contar com produtos de qualidade, a marca garante a satisfação do seu cliente. Uma vez que tudo que o consumidor quer é que aquilo que ele consome, seja de um alto padrão. Logo, mostra o quão vital é contar com esse tipo de sistema.
Aumento da produtividade
O sistema de alerta Andon permite que o operador na linha de produção identifique uma falha de forma rápida para solucionar o quanto antes. Dessa forma, evita que a máquina pare por um tempo maior que o necessário, assim, pode voltar à ativa logo.
Como usar o sistema Andon na indústria?
Para usar o sistema de alerta Andon na indústria, é vital que a empresa defina as suas metas com a ferramenta. A princípio, isso pode ser a redução no tempo de espera das máquinas para que elas voltem a funcionar ou minimizar as taxas de falhas.
Também é preciso definir quais processos da linha de produção irão receber o sistema. Em síntese, essa etapa precisa de muita cautela para optar por pontos-chave, ou seja, priorizar os de maior impacto na qualidade.
Treinar a equipe
É vital envolver e treinar a sua equipe, a fim de que eles usem o sistema da melhor forma possível. A princípio, isso envolve uma série de aspectos que são cruciais para o dia a dia na linha de produção, por exemplo:
- identificar problemas, falhas e erros das máquinas, bem como, nos processos;
- acionar os sistemas de alerta do Andon;
- criar uma solução de forma colaborativa com a equipe.
Defina os padrões de ação
É vital que cada tipo de problema tenha uma ação automática, então, defina quais serão elas. Além disso, crie um fluxo claro de questões que os guiará para solucionar questões frequentes, ao passo que isso facilita nas decisões.
Por que usar o sistema de alerta Andon?
Usar o sistema de alerta Andon pode fazer com que a sua linha de produção se torne mais segura, bem como eficiente. Uma vez que reduz o tempo em que uma máquina fica parada por falhas. Do mesmo modo que cria soluções rápidas para resolver um erro de processo.
Vale lembrar que a ferramenta oferece não só sinais visuais, como luzes, lanternas e cordão de interrompimento, mas também a sonora. Enfim, o seu uso serve para várias áreas da indústria, como a automotiva, alimentícia e qualquer uma que busca retornos a longo prazo.