sensor magnetico

Sensor magnético: o que é, como funciona e quais as diferenças para o sensor indutivo

Um sensor magnético tem vários usos no ramo industrial, uma vez que pode fazer medições de presença, posição e velocidade de objetos. Esse tipo de recurso é versátil e pode se adaptar a diversos sistemas de automação, com ótimo custo-benefício.

O que é um sensor magnético?

O sensor magnético é um tipo de aparelho que detecta campos magnéticos ou alterações neles. Por isso, podem executar várias funções, sendo algumas das mais comuns:

  • detecção de movimentos ou presença;
  • velocidade e posição.

Esse tipo de aparelho pode variar conforme o tipo de tecnologia que aplica. Um exemplo são os de efeito hall, nos quais uma corrente elétrica em um condutor gera uma tensão perpendicular quando exposta a um campo magnético.

Qual a diferença entre o sensor indutivo e o magnético?

As diferenças entre esses dois itens estão no modo de detecção e o tipo de resultado que entrega. O indutivo, por sua vez, gera um campo magnético ao seu redor, capaz de detectar se algum objeto metálico entra em sua área.

Já o magnético detecta a presença de campos magnéticos ou alterações nesses campos. Assim, é capaz de identificar a presença de ímãs, objetos magnetizados ou que de alguma forma gerem alteração nesse campo.

O ambiente em que cada um atua também é diferente nos dois casos. Enquanto o indutivo pode operar em locais sujeitos a poeira e umidade, o magnético precisa ficar em ambiente limpo e seco, pois é mais sensível a alterações.

Como funciona o sensor magnético?

O modo como o sensor magnético funciona depende do tipo de tecnologia e uso, sendo os mais comuns o hall e reed. Então, veja a seguir os detalhes desses dois tipos de sensores e onde se aplicam.

Sensores de efeito hall

Esse modelo converte a energia que vem de um campo magnético em um sinal elétrico. Isso gera uma diferença de potencial elétrico detectada pelo sensor. Com base nisso, ele pode indicar a presença e a intensidade do sinal.

Com isso, ele serve para detectar a posição de um objeto, bem como, a velocidade e a distância em relação ao sensor. Por isso, é útil para várias aplicações industriais, tais como, máquinas, esteiras de produtos, entre outros.

Sensores 4eed

Já esse modelo é composto por par de lâminas metálicas sensíveis a campos magnéticos. Ainda, tem um gás inerte na parte interna. Quando há o registro de um campo magnético, as lâminas se fecham e geram uma corrente elétrica. 

Um dispositivo de controle, que lê e interpreta esse evento como a detecção de um campo magnético. Assim, com base na força da corrente, pode indicar para o sistema qual a intensidade.

Quais são os usos para o sensor magnético?

O sensor magnético tem várias formas de uso, como em sistemas de segurança, que detectam a abertura ou fechamento de portas, por exemplo. Assim, podem servir para controle de acesso a áreas de riscos como máquinas e geradores.

Em ambientes industriais, esses sensores também são usados para detectar a presença de peças de metal em linhas de produção. Dessa forma, garantem o controle de processo e a automação de operações.

Ele também pode servir para fazer a detecção de metais, como na indústria de alimentos. Por isso, são usados para identificar a presença de agentes metálicos em produtos durante o processo de fabricação.

Medição de corrente

Um sensor magnético industrial também pode medir a corrente elétrica em dispositivos eletrônicos. Isso ocorre em fontes de energia e inversores de frequência e serve para o controle da operação, já que pode mapear alterações.

Presença no dia a dia

Esse tipo de aparelho não se limita à indústria, ao contrário, está presente em muitos aparelhos de uso diário, como celulares. Isso porque, sistemas de localização via GPS, câmeras, drones usam esse recurso. 

Os sensores também servem para medir a velocidade de um objeto. É o que ocorre em sistemas de veículos com frenagem por ABS, em que detecta quando um dente magnético na roda passa pelo sensor, e assim faz o cálculo da velocidade.

Quais são as vantagens de usar um sensor magnético na indústria?

O uso do sensor magnético arduino oferece muitas opções, tais como a operação sem contato físico e alta precisão na detecção. Isso resulta em mais segurança na operação, uma vez que não gera nenhuma alteração nos objetos nem traz riscos à saúde.

Ele também tem um uso versátil em vários ramos e tipos de operação. Isso porque, pode auxiliar em sistemas de segurança, controle de fluxo e velocidade em máquinas e equipamentos.

Maior nível de segurança

O uso em sistemas de segurança, como detecção de portas e janelas, cercas eletrônicas e controle de acesso, aumenta a segurança para quem trabalha. Dessa forma, pode prevenir acidentes, para que a empresa cumpra com as normas de segurança vigentes.

Outro ponto é que isso reduz as paradas na operação em razão do uso indevido, ou alguma alteração no sistema, como sobrecarga ou deslocamento de peças.

Como escolher um sensor magnético?

Para escolher um sensor magnético é preciso primeiro definir quais são as necessidades em cada setor. O primeiro ponto é definir o tipo de sensor ideal para sua aplicação com base nos requisitos de detecção e nas características do ambiente.

Também é preciso saber qual a faixa de detecção e medição, conforme o tipo de uso a que se destina. Por exemplo, um controle de portas de entrada e saída que monitora a entrada de pessoas, não precisa ser tão sensível como um que monitora objetos menores.

Certificações de qualidade

Outro ponto que vale observar é a qualidade do sensor, por isso, observe se o produto tem certificados técnicos, que dão maior segurança à operação. Assim, é melhor escolher um fornecedor de confiança, o que facilita em casos de suporte e reparos.

Vale ainda observar quais as condições para instalação do equipamento. Ou seja, é preciso analisar se o local possui agentes físicos, como poeira, umidade e redes elétricas, pois podem interferir no desempenho final.

Todos esses aspectos devem pesar na escolha, em paralelo com o custo do aparelho. Portanto, é válido fazer uma pesquisa ampla para definir aquele que tem o melhor custo-benefício.

Posts Similares